Machinarium

Ok, antes de falar sobre Machinarium é preciso falar sobre Amanita Design, a empresa que assina esse jogo sensacional (e outros).

A Amanita é, segundo eles mesmos, um pequeno estúdio independente de desenvolvimento de jogos, localizado na República Tcheca. A empresa funciona desde 2003, quando lançou o fofíssimo Samorost, projeto de graduação em Artes do fundador Jakub Dvorský. Três anos depois foi lançado o Samorost 2, agora com colaboração do animador Václav Blín, e desde então uma série de glórias têm sido lançadas por uma equipe de 9 pessoas.

samorost

O primeiro Samorost pode ser jogado on line gratuitamente, e o segundo conta com uma demo free – são jogos point-and-click (yes!) bem curtinhos, com visual lindo e puzzles complicadinhos. Recentemente a empresa lançou o Samorost 3 (yes!!!), mas isso vai para um post futuro!

Enfim, tudo isso pra chegar em Machinarium, o primeiro jogo longo da empresa, e também o primeiro jogo a estar disponível para diversas plataformas. Ao todo levei 12 horas para concluir essa história em que ajudamos o robô Joseph a resgatar sua namorada, salvar a cidade e se livrar de um grupo de malfeitores. Mas não se engane: não se trata de um jogo de ação! De emoção sim, mas especialmente de MUITO raciocínio lógico. Os puzzles são realmente complicados, demandam observação afinada, paciência, repetição e… lógica. Em muitos sentidos ele me lembrou Grim Fandango, mas acho que sofri mais com o jogo da LucasArts do que com Machinarium.

machinarium2

O visual é, como sempre, sensacional. Todos os cenários têm um aspecto de decadência orgânica, com texturas vegetais, personagens incríveis e uma trilha sonora super agradável. O cuidado técnico da Amanita chama atenção em todos os momentos do jogo, desde a maneira como o enredo nos é apresentado à composição de cada espaço. Considero especialmente legais os robôs músicos, o robô dançante que encontramos sob um chafariz, e o giga-robô-policial com seu ursinho rosa :’)

Machinarium é uma obra a ser jogada com paciência, persistência e muita alegria 😉

machinarium-wallpaper-cover-1920x1200

Advertisements

2 thoughts on “Machinarium

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s