Paradise has many names

Em 2012 o Yahoo! lançou Electric City, uma série norteamericana em animação criada&produzida pelo Tom Hanks. Ao todo são 90 minutos de enredo divididos em 20 episódios. Na época o Yahoo! propagandeava a série como a primeira a ser lançada exclusivamente para a web mas, ainda que os episódios sejam curtos, a internet não era lá muito vídeo-friendly e acabei desistindo de acompanhar pelo quinto episódio.

Electric3

Recentemente tive vontade de saber como terminava a história e, olha, deu trabalho conseguir a tal série novamente. Pelo que entendo ela foi uma introdução ao jogo Electric City: The revolt, que pode ser baixado com facilidade nas app-stores da vida. No aplicativo que baixei tem todos os episódios disponíveis… só que não. Consta “Coming soon – Avaliable on 17/07/12” (!!), e no acesso ao jogo ele me direciona para um trailer igualmente desatualizado…!

Anyway, a série se passa em um futuro pós-apocalíptico em que a humanidade conseguiu se reorganizar em um agrupamento urbano onde energia elétrica é um privilégio a ser utilizado de maneira controlada. A manutenção da cidade depende de um certo rigor em relação ao uso dessa energia, pois ela é escassa, no entanto começam a aparecer diversos focos de uso indevido de energia.

Electric2

Em últimas a série trata do acesso à informação e seus usos e suscita questões a respeito de liberdade individual em relação a uma estrutura social fragilizada (mais por tradição e medo do que por fato, segundo me parece). Ao longo dos episódios vamos rapidamente conhecendo as diferentes facetas de um mesmo problema, enquanto os personagens se desenvolvem de maneira bastante interessante. Brincando com o tempo a série transita pelos caminhos que levaram os personagens a serem quem são no momento atual da história, com highlights para a anciãs que formam a intelligentsia de Electric City.

Sobre essas anciãs: trata-se de um grupo de senhoras que tricotam constantemente e se reúnem com frequencia para discutir o bom andamento da sociedade. Elas nos são apresentadas como as principais sobreviventes da hecatombe e, agora, com agentes secretos a seu serviço, atuam como consideram necessário para a boa manutenção das coisas.

Electric1

A animação é toda em 2D (yes!) e constitui um bom entretenimento!

Para os curiosos, segue o trailer 😉

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s