Strange indeed

life-is-strange-listing-thumb-01-us-06feb15

Hoje vou falar sobre Life is strange, jogo lançado em 2015 cuja história é dividida em 5 episódios sequenciais. Pra começo de conversa preciso dizer que se trata de um jogo que não me atraía em nada: não é em plataforma, os gráficos são muito mais realistas do que o que eu aprecio, não há bichos mágicos e a jogabilidade é complexa (pros meus padrões de point-and-click). No entanto…. que jogo. Que jogo!!!

O game levou 2 anos para ser desenvolvido pela francesa Dontnod Entertainment, utiliza engine Unreal 3 e é distribuído pela Square Enix. Eu joguei no PC, mas ele também está disponível para Play Station e Xbox.

O enredo gira em torno de Maxine, uma estudante de fotografia que subitamente descobre a capacidade de voltar o tempo. O jogo demanda bastante exploração de cenários (que adoro) e é baseado em escolhas que afetam diretamente o decurso da história. Não vou entregar nenhum spoiler, então digo apenas que desenvolvimento do enredo é surpreendente e inteligente. Muitas vezes a boa observação dos cenários é o que define o sucesso ou fracasso das escolhas tomadas, e os fracassos podem ser bem tristes… Aliás, existem lances chocantes que independem das escolhas do jogador, o que contribui para a densidade da história. A dublagem do jogo é incrível, e ajuda muito na sensação de proximidade com os personagens – ao fim, parece que conhecemos de verdade aquelas pessoas, ainda que não com aqueles rostos.

65c2bc4b1902d3687cf0d3000dc901047d26ef49

Ao todo levei 16 horas para completar os 5 episódios, mas o Steam indica que ainda faltam várias conquistas que passaram batidas. Algo que me pareceu muito curioso no jogo foi a sensação após o ter terminado – aquela tristeza de quando terminamos um bom livro. Aquele gostinho solitário de não ter mais aquele personagem para acompanhar, nem sua história mais para seguirmos… Mas se por um lado o jogo deixou saudade, por outro a história é muito intensa para ser revisitada tão cedo. Que jogo.

2836173-life_is_strange_ep2_junkyard

Até o momento Life is strange já ganhou mais de 10 prêmios, e ainda estamos aguardando os resultados de 2016.

Recomendo fortemente 😉

Advertisements

3 thoughts on “Strange indeed

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s