Ernest et Célestine

Ernest et Célestine (2012) é uma animação co-produzida pela França e Bélgica, e triplamente dirigida por Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner. O filme é baseado na série de livros infantis da belga Gabrielle Vincent, e o resultado é uma história leve e divertida.

O enredo gira em torno do urso Ernest e da ratinha Célestine, e da maneira como a amizade proibida deles coloca em questão a sociedade em que vivem. Para além disso, o filme trata do fazer arte e de ser artista, e do quanto nos parecemos com aqueles que consideramos nossos inimigos.

O verdadeiro ponto alto do filme é o seu visual. A impressão que temos é de que estamos realmente vendo um livro infantil dos anos ’80 em movimento. Fundos em aquarela, texturas em evidência, traços minimalistas… a vontade é de apenas VER o desenho, sem se ater às legendas. Outro belo aspecto é a trilha sonora, que ajuda a nos levar a outro tempo – um tempo handmade, sem excessos e com menos barulho.

Ernest et Célestine é um filme delicado, que não exige nada do espectador, e que ao fim nos deixa com a sensação de que a poesia pode ser, de fato, um desenho.

ernest-et-celestine_425353_23674

Ernest-et_Celestine_wallpaper

48b83kz

ErnestEtCelestine_13

Ps. Eu sou contra ver trailer ou making of antes de ter visto o filme, pois acho que eles entregam elementos que são muito mais legais se vistos pela primeira vez durante o filme, mas caso você não seja assim xiita, ou já tenha visto o desenho, recomendo este vídeo do Creators Project.

Advertisements

One thought on “Ernest et Célestine

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s